21 de abr. de 2012

Transformações na vida cotidiana no pós-Segunda Guerra Mundial.

"O consumo em massa, após a Segunda Guerra transformou totalmente a vida operária, [...] A propsperidade e a privatização destruíram o que a pobreza e a coletividade na vida pública havia construído". Eric Hobsbawn (1995, p.300).

MOTIVOS E IMPLICAÇÕES DE TAIS TRANSFORMAÇÕES NA VIDA COTIDIANA NO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

Durante o perído de depressão, por exemplo, podemos observar, como no filme  a Vinha da Ira, que as famílias eram compostas por pai, mãe, filho, genros ou noras, netos e demais agregados, em um núcleo que se ajudavam mutualmente, formando uma comunidade. Que poderia ter outros agregados, outras famílias, membros da Igreja, vizinhos, amigos, perfazendo uma grande comunidade, onde todos se conhecem e se ajudam.
Postura que não pedurou ao tempo e ao capitalismo. A coletividade então existente no período de depressão vai se esvaindo com a individualização desses, ora antes, membros.
Após a Segunda Guerra Mundial, os núcleos familiares são compostos de um único indivíduo, que muitas vezes naõ conhecem nem o seu vizinho. Perde-se o sentido de comunidade, de coletivo.
As pessoas estão cada vez mais voltadas para o cnsumismo, sendo bombordeadas pela mídia de massa e seus produtos, aos quais fzem parecer de primeira necessidade, gerando desejos de consumo.
Elas passam então a adquiridos para buscar a felicidade, satisfazer até mesmo a falta de um núcleo familiar.
Nesse aspecto se faz presente a frase dita no filme Edukator pela sequestradora: "pra que você tem um iate se não usa?" o sequestrado responde: "Talvez para um sentimento de pertencimento, talvez pela própria mudança da sociedade".
O consumismo implicou na mudança de atitude em relação ao sentido de comunidade, de ajuda mútua, passamos a indivíduos vazios, sem pertencimento, sem um elo que nos una a outras pessoas, ficamos vuneráveis.

Em sala de aula - 30/11/2010

Nenhum comentário: