21 de abr. de 2012

Revolução Industrial Inglesa - conceito e principais caracteristicas

No contexto físico a revolução seria um movimento de rotação de um corpo em torno do seu próprio eixo ou de translação de outro; no contexto político, tem a acepção de mudanças repentinas através de atos coletivos de violência ou rebelião; no contexto econômico, o sentido de transformação estrutural da vida material da sociedade.
Baseado nesses conceitos de revolução, a Revolução Indusrial Inglesa, teve sua estrutura econômica, política e social transformada, com o emprego do maquinismo e do regime assalariado, passou de uma sociedade rural para uma sociedade urbana, industrial e burguesa.
Para ocorrer à Revolução Industrial foi necessário desenvolver as atividades mineiras, a produção de escala através da ida dos trabalhadores para as fábricas  - putting out, além da crise econômica, política e ideológica do século XVII.
Dessa forma foram necessárias novas técnicas agrárias que permitiu cultivo intensivo, maior extensão agricultável, cercamento das propriedades, inclusive com concentração de terras (propriedade), e liberação de mão-de-obra para o sistema fábril.
Há a necessidade de assegurar uma infra-esrutura, geralmente com recursos públicos, com abertura de portos, canais, estradas, pontes, ferrovias entre outros, para que as mercadorias possam abastecer o mercado interno e externo, além de reduzir o custo e consequentemente o preço final.
Um ponto importante da Revolução Industrial Inglesa ocorreu em relação a noção de propriedade individual e absoluta, o poder passa das mãos dos reis e da aristocrácia, para o domínio da pequena nobreza rural, o que estimulou a produzir para o mercado, através de uma economia baseada no carvão e no ferro-mineira. Sua princiapl força estava na muscular (humana e/ou animal), hidráulica e eólica.
Para facilitar o trabalho manufatureiro surgem as invesões para trabalhar o algodão: lançadeira de Kay, máqunal de cardar de Paul, máquina de fiar de Hargreaves, fianddeira hidráulica, tear mecânico, máquina de descaroçar algodão, no trabalho que antes eram feiros nos lares por toda a família, incluindo a mão-de-obra infantil, vai migrando para o sistema fabril. Proporção também no aumento das importações de algodão bruto e exportação do tecido inglês e redução do preço dos fios de algodão.
Na metalúrgia, com a utilização do carvão mineral, incrementa-se a produção de ferro e aço. passasse a utilizar as máquinas a vapor.
Um outro ponto importante da Revolução Industrial Inglesa deve-se ao seu sistema monetário, onde os recursos do Banco da Inglaterra foi uma das principais instituições a contribuir monetariamente, crédito, para alavancar a industrialização e a dar estabilidade no setor.
Mas se de um lado com o avanço do liberalismo e do individualismo, com a alocação de recursos, conjunturas e oportunidade de lucros e da organização do Estado, do outro temos os moviemntos sociais e de resistência ao domínio do capital, através de sociedades de socorros-mútuos ou por manifestações operárias, uma delas culminou no movimento Cartismo, uma Carta de Petições ao Parlamento com revindicações de melhorias as condições de trabalho e de representatividade.
Nas condições de trabalho ocorrem turnos de mais de doze horas diárias, utilização de mão-de-obra de mulheres e crianças, baixos salários e maus-tratos.
O conjunto desses fatores contribuiram para que a Inglaterra desenvolvesse sua Revolução Industrial, com a transformação político, econcômico e social, rompendo com o atnigo regime para outra com base urbana.

Texto realizado em 03/11/20009 para aula de história Moderna.

Nenhum comentário: