1 de abr. de 2012

Economia no Mundo Antigo

Minha filha me perguntou sobre o que lia deitada na cama, disse-lhe que era um texto do livro sobre economia antiga. Ela quis saber sobre o que se tratava, ao qual tentei explicar.
Primeiro que a economia no mundo antigo, não é a nossa economia. E segundo, a economia que conhecemos não é parecida com a que existia no mundo antigo, em especial na Grécia ou em Roma.
Para eles a economia não tinha a abrangência de significados da nossa economia, que é voltada para o mercado, enquanto no Mundo Antigo, eles tinham apenas os elementos de produção e comercelização. E quando tratamos de Mundo Antigo, nos referimos a um período que foi esquematizado por historiadores. Nos textos que estou lendo são tratados basicamente da Grécia e de Roma.
Lá eles plantavam para terem o que comer; pescavam para terem o peixe ou caçavam para terem comida e couro; ou tosquiavam para terem lã e poderem se proteger do frio. A sobra desse trabalho, trocavam por algo por algo que eles não produziam mais precisavam.
Então, alguém que plantava milho, trocava uma parte do milho pelo sal ou pelo azeite ou pela lã ou por outro produto de que necessita-se.
Em algumas cidades do Mundo Antigo, como por exemplo Esparta no mundo Grego ou Roma no mundo Romano, para facilitar a troca desses produtos, utilizavam moedas de ouro ou de prata. Quem produzia um bem trocava o seu produto pelas moedas, ao qual trocava com outro produtor a fim de obter o que precisavam.
Nesse contexto, o mundo Antigo, em  termos de economia não tinha o caráter dos nossos tempos, como o caráter especulativo da economia moderna, o caráter da produção de escala, da obtenção do lucro, do acumulo de riquezas.
Eles produziam e trocavam para sobreviverem simplesmente. Coisa, hoje, que você que tem muitas coisas a disposição como computador, mp4, empregada, shopping e uma sérei de coisas modernas e eletrônica, não entende como eles pudessem viver assim. Mas muito tempo depois, com todas as mudanças que ocorreu no sisema de produção e comercialização deles, desenvolveu-se a economia capitalista que você conhece, através do consumo, onde trocamos o dinheiro que temos, ganha com o trabalho, nos produtos que precisamos para sobreviver.

(texto escrito em sala de aula em 2008)

Nenhum comentário: