1 de abr. de 2012

Critíta sobre o texto: "A Grécia Antiga"

"A Grécia Antiga estava divida em três regiões: (...)
O crescimento da população e a falta de solos férteis geraram  conflitos que levaram à divisão dos bens e da terra. Daí resultou a desagregação dos génos, substituídos pela propriedade privada da terra e pela divisão da sociedade em classes. Surgiu também a escravidão.
Entre os séculos VII e VI a.C., houve a colonização no litoral dos mares Mediterrâneo, Egeu e Negro. As pessoas iam para lá fugindo da miséria ou em busca de mercados consumidores.
No Período Clássico, a Grécia Antiga atingiu o apogeu. Encolveu-se, também, em guerras desgantasntes"
(Os Gregos, Brasil Escola, disponível em http://www.brasilescola.com/historiag/gregos.htm. Acesso em: 03 dez. 2008.)

A "Brasil Escola" ao elaborar tal texto, o fez, de modo a reproduzir ou produzir uma ideologia do que acredita, basea-se no nosso modo de vida e não no mundo em que viveram esses povos.
Eles viviam da agricultura e reconheciam ser a terra a fonte principal de todo o bem, material e moral. O trabalho na terra possuía originalmente, valor e prestígio, por liga-los a divindade que regia a fertilidade da terra e os cliclos naturais.
Para eles, os gregos, a vida humana e suas atividades eram desenvolvidas em dois espaços diferentes: a esfera pública e a privada.
O espaço privado era o domus, a casa, o lar, o local onde se realizavam as tarefas e atividades relativas à preservação da vida individual e da satisfação de suas necessidades, ou seja, onde se ralizava o trabalho que lhe garantia viver.
A vida pública constituía com a participação na polis, após satisfeita suas necessidades.
Eles, cidadãos gregos, eram iguais entre si e com direito de explorarem sua cidadania, podiam falar e votar. Aqui situava-se a liberadade, após a organização do trabalho no lar privado. Que poderia incluir mão-de-obra escrava, que não tinha o cunho de exploração visando o lucro.
O escravo, no mundo grego, o era por uma condição política, naõ por uma condição econômica.
A vida urbana dependia não só do escravo, mas também do camponês que eram os encaregados de cuidar da terra. A aglomeração urbana vinha a ser uma extensão do campo.
Ao longo de sua história, muitas vezes foi preciso buscar mais terra, mas não do ponto de usarmos a expresão de colonização. Elas tinham a semelhança de uma célula-filha, além da cultura, ela não tinha nenhuma ligação com a célula-mãe.
Ocorreu várias guerras, às vezes, entre os próprios ditos gregos.
Mas tal texto não é um relato desse mundo grego, há a necessidade de reformula-lo, com o mínimo de informação desse período, para que o público a que se destina, escolar, possa ter informações claras e verdadeiras de um período, nem melhor nem pior, mias histórico.

(Texto produzido em saba de sala, durante aula de História Antiga em 2008)

Nenhum comentário: