6 de abr. de 2012

Ideal republicano, seus antigos e atuais inimigos

"Na Atenas clássica foi criada uma novidade para época: um espaço público onde os cidadãos deliberavam livremente sobre os problemas de sua comunidade, criavam leis, elegiam e depunham governantes. Foi esta herança que os romanos incorporaram ao seu ideário político, através do termo res publica. Dito isto, a partir do livro "A República" de Renato Janine Ribeiro, discorra sobre o idela republicano, seus antigos e atuais inimigos.
Para Renato Janine Ribeiro, reública é um conceito romano, que vem de res publica, ou seja coisa pública, define também para quem se governa, estando o poder a serviço do bem comum, da coisa coletiva ou pública.
Ela estaria ligada a pátria, que vem a ser o espaço comum, coletivo, público, que envolve o amor, a identidade e o pertencimento.
Sendo seu antigo inimigo a monarquia por não deter ao bem público e sim ao privao, no caso do monarca, que estabelecem uma distinção de nascença entre a família real e os súditos. Claro, que não podemos deixar de citar que na segunda metade do século XX, algumas monarquias passaram a serer constitucinal, restabelecendo a figura do bem público.
Nesse novo panorama da vida moderna, o grande vilão mora na ursupação da coisa pública através do interesse particular, ou seja, a apropriação do bem público como se fosse propriedade pessoal, que podemos chamar de patrimonialismo; outro vilão é a corrupção que desvaloriza o bem comum através do desvio para o particular, e esta pratica tira da saúde, da educação, do transporte e a própria - a confiança na própria instituições.
E é por isso que temos que achar um equilibrio na república aliada a democracia - um povo inteiro e íntegro que expressa uma identidde nacional marcada por sentimentos fortes, ou seja, aliar o desejo de igualdade e o desejo do respeito a um bem comum, ao convivio social uno e fraterno.

Texto de sala de aula de 2008.

Nenhum comentário: