13 de jan. de 2009

Caminhando no Parque Mãe Bonifácia




Voltei a caminhar, ontem 12/01/2009, mesmo não sendo uma atividade que goste, ela me faz bem, tanto para o corpo (fora de forma ou em forma de barril de chopp) e mente (me relaxa em divagações ou apenas apreciando a natureza a minha volta, que apesar do calor de 35º e do sol às 18:00 horas, é possível além das arvorezinhas encontrar pequenos animais no Parque Mãe Bonifácia, como o macaquinho – sagüi - da foto).

Caminhar, não é nenhuma resolução de ano novo, apenas quero caminhar com mais freqüência na Mãe Bonifácia em 2009, um dos parques urbano mais freqüentado em Cuiabá-MT, que por sinal fica perto do trabalho.

O Parque Mãe Bonifácia foi inaugurado no final de 2.000 pelo então governador Dante Martins de Oliveira, possui cerca de 80 hectares, incrustado entre a Avenida Miguel Sutil e a Avenida Filinto Muller, antes uma área do Exercito Brasileiro sob administração do 44º BIMtz, uma volta completa na pista maior tem aproximadamente 4.000 metros. Foi construída com recursos da multinacional americana Enron, responsável pela Termo-Elétrica, como compensação pelos impactos ambientais ocasionados pela sua construção.

O nome do parque vem antes mesmo do projeto devido à existência de uma escrava refugiada, que pelo conhecimento das ervas era curandeira, dizem que era ela que controlava o acesso ao quilombo que por aí existia, talvez por essa razão o nome do bairro seja Quilombo. Ali podemos encontrar o Bioma Cerrado que além da vegetação rasteira e retorcida das árvores conta com os pequenos animais silvestres como pássaros, pequenos primatas como os sagüis, capivaras, répteis entre outros. Nesse espaço foram construídas as trilhas que se cruzam dando variadas opções de escolha do traçado para se andar ou correr, se preferir o desportista de final de semana (como eu) poderá utilizar um dos postos de ginástica que conta com aparelhos fixos para se fazer abdominal, barra ou simplesmente alongar. Para os visitantes há um mirante onde é possível ver uma grande parte de Cuiabá, um parquinho para as crianças se divertirem, tem ainda um coreto em metal e um palco, no estilo concha acústica, onde ocorrem apresentações teatrais ou concertos musicais de final de ano, conta com bebedouros e banheiros com chuveiros, uma praça cívica, onde é possível andar de bicicleta, e um casarão para a educação ambiental.

Caminho na Mãe Bonifácia, talvez eu consiga seguir o conselho do médico Kenneth Cooper -
www.gestaoerh.com.br/site/visitante/artigos/saud_002.php -, um dos primeiros médicos a recomendar corridas para prevenir os males da vida sedentária tais como obesidade, problemas cardíacos entre outros, pois segundo ele "É mais barato e eficiente manter a boa saúde do que recuperá-la depois de perdida":

- Deixar de fumar (não sofro desse mal);
- Manter controle da pressão e do colesterol (ainda estou no controle);
- Ter conhecimento melhor do efeito nocivo do stress (sou uma stressada assumida);
- Evitar o sedentarismo e manter o peso adequado (hehehe, preciso de entusiasmo);
- Para quem não pode ou não gosta de corridas radicais: caminhar durante 30 minutos, três vezes por semana, é uma boa alternativa (espero um melhor desempenho em 2009).

Uma pesquisa realizada em Cuiabá, com o título de "Alma Cuiabana" descobriu que entre as atividades físicas praticadas pelos moradores de Cuiabá, a favorita é a caminhada -
www.educacaofisica.com.br/noticia_mostrar.asp. Espero conseguir me livrar da preguiça e me tornar entusiasta das teorias de Cooper como era o ex-governador Dante Martins de Oliveira. Ele era adepto da caminhada, podia ser visto caminhando, mesmo quando ocupava a cadeira do Palácio Paiaguás, pelas avenidas Miguel Sutil e Antártica, em parcerias instalou diversos postos de avaliação física nas principais avenidas da capital, além de construir espaços para pratica como a própria Mãe Bonifácia e semeou a idéia como no Parque Massairo Okamura incrustado entre a Avenida Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) e a Avenida Milton Figueiredo na Morada do Ouro e Parque Zé Bolo Flor; espaços para caminhada como os encontrados no: 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, Vila Militar na Avenida Miguel Sutil, Parque Tia Nair e a do ITEF (antiga ETF/CEFET), e em breve teremos mais um espaço em Cuiabá em homenagem ao Dante, a ser construído na região dos bairros Ribeirão do Lipa e do Ribeirão da Ponte, ainda sem previsão de inauguração, numa área anexa ao centro de abastecimento da Sanecap, tendo a principio 32 hectares, com acesso ao Rio Cuiabá. Esse parque também terá um memorial às "Diretas Já", a maquete desse projeto pode ser visitada na Estação de Tratamento e Abastecimento conhecida como ETA I localizada na Avenida Presidente Marques.

A caminhada, segundo os especialistas e nem tão especialistas assim, desenvolve o sistema cardiovascular fazendo com que o praticante viva mais (e quem não quer isso) e com qualidade (quem não quer ter 50 anos com corpo de 30), e mantém o peso ideal (é acho melhor pegar firme). E para tal já vi ótimas dicas e programas de caminhadas no site
http://boaforma.abril.com.br/, só falta escolher o meu ideal, o parque já foi eleito, o trajeto também ... só falta preparar o fôlego.

Nenhum comentário: