15 de jan. de 2009

Análise e Relatório do Filme Stealing Heaven (Em nome de Deus)

" Tua voz,
que sempre me sujeitou aos seus encantos,
conservava até nos murmúrios
sonoridades tão quentes,
acentos tão cheios de ternura
que eu chorava de satisfação
com a cabeça apoiada ao teu peito. "
(De Héloïse para Abélard - século XII)


APRESENTAÇÃO


A presente dissertação volta seu foco de interesse na análise e produção do relatório do filme, Stealing Heaven, lançado no Brasil com o nome de “Em nome de Deus”, do diretor Clive Donner, de 1988.
No século XII, Abelard, representado pelo ator Derek De Lint, um respeitado filósofo e professor em Paris, é contratado para ser o tutor de Heloise, representado pela atriz Kim Thomson. Rapidamente eles se apaixonam, mas precisam manter seu relacionamento escondido de todos porque Abelard está comprometido com o celibato. Até a descoberta de seu romance, fogem e tem um filho, Astrolábio, casam-se em segredo em uma capela de Notre Dame sem troca de alianças ou beijo, mas por conta da pressão da sociedade, em relação às chacotas para o tio de Heloise, este decide castigar Abelard, mandando arrancar seu órgão sexual, que por sua vez resigna-se e aceita essa provação “Em nome de Deus”, volta-se a Igreja e pede a Heloise que faça a mesma coisa.
Assim, o filme retrata um pouco da sociedade medieva, onde o Santo Ofício mantém as rédeas da sociedade, subjugando os desejos individuais, e onde vemos o nascimento da universidade e o afloramento da filosofia.

1. DADOS GERAIS


1.1 Ficha Técnica:

Título no Brasil: Em nome de Deus

Título Original: Stealing Heaven
País de Origem: Inglaterra / Iugoslávia
Gênero: Romance
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento: 1988
Direção: Clive Donner
Produção: Andros Epaminondas, Simon MacCorkindale

Roteiro: Chris Bryant
Fotografia: Mikael Salomon
Trilha Sonora: Nick Bicat
Edição: Michael Ellis
Design de Produção: Voytek Roman
Figurino: Phyllis Dalton
Efeitos Especiais: Willy Neuner
Locação: França


1.2 Elenco:


Atriz/Ator Personagem

Derek de Lint Abelard
Kim Thomson Heloise
Denholm Elliott Fulbert
Bernard Hepton Bispo
Kenneth Cranham Suger
Patsy Byrne Agnes
Cassie Stuart Petronilla
Philip Locke Poussin
Victoria Burgoyne Prostituta
Antonia Cutic Landlady
Diana Belinic Garota de rua
Davir Fejzagic Garoto de rua

Mark Jax Jourdain
Timoty Watson François
Andrew Mclean Gerard
Thomas Lockyer Thomas
Mark Audley Luke
Kai Dominic Paul
Rachel Kempson Priores
Angela Pleasence Irmã Cecilia
Slavica Maras Marie Duroc
Miki Hewitt Irmã Claire
Zvonimir Ferencic Bispo
Yvonne Bryceland Baronesa Lamarck

Vjenceslav Kapural Barão Lamarck
Ivo Husnjak Ancient Priest
Jeremy Hawk Jeanne
Moniek Kramer Ancient Priest
Drago Mitrovic Jeanne
Eugen Marcelic Astralbe
Lela Simecki Irmã Therese


2. RECURSOS UTILIZADOS


2.1 Trilha Sonora:

A trilha sonora é composta pelas músicas Overture/O Quanta Qualia, To Paris, Begining, Sealed With A Kiss, Viderunt Omnes (The Charm), Together, Revenge, Palnticus (Ordination), Resonamus Laudibus (Reunion) e O Quanta Qualia.


2.2 Figurino:

No que diz respeito à vestimenta de Abelard esta dividida em durante a vida leiga: túnica, cinto, borzeguins e a adoção de cabelo comprido quase até os ombros, quando entra para a vida religiosa: túnica, capa, borzeguins e tonsura.
Heloise como aluna usa, vasquinha cinza elaborada em tecido grosseiro com mangas estreitas, amarração na parte de trás e touca, quando vai morar com o tio passa a usar vasquinhas com mangas amplas de tecidos leves e coloridos, capa com detalhe em pele e cabelos usados soltos e sem véu (possivelmente com a finalidade de expressar liberdade e rebeldia), durante a vida religiosa: manto, gorjal eclesial, túnica externa e borzeguins. O luxo aparece em apenas um momento, quando utiliza uma tiara com pedras preciosas, em um jantar de cerimônia onde é apresentada a um candidato a marido.
Já Flubert utiliza touca e túnicas de cores fortes e com detalhes ricamente bordados e o bispo utiliza túnicas brancas e coloridas, touca, luvas, anéis, estola e báculo.
Os cavaleiros utilizam roupas em tons de cinza e preto enfeitadas com uma cruz no peito e os servos usam detalhes na cor púrpura em suas vestes.


2.3 Paisagem:


A fotografia do filma retrata um pouco a Paris da Idade Média, grande Igrejas em estilo gótico.
Figuras: Cadetral de Notre Dame, Abelard e seus alunos, a fuga e a cidade de Pallet.
3. PERSONAGENS

Abelard – a manutenção de sua castidade era de extrema importância para sua aproximação de Deus e para um bom trabalho como professor, uma vez que ensinava sobre as idéias cristãs, deveria estar o mais perto possível de Deus e a distância dos prazeres da carne contribuía para isso. Quando seu caso com Heloise é descoberto por seus alunos ele perde parte de sua credibilidade e passa a ser ridicularizado por alguns deles, já que rompe com um dos dogmas que defendia com maior fervor: a castidade. Quando é castrado, aceita o fato como um justo castigo pela degradação de seu corpo através do ato sexual. Sente a fúria de Deus, ao qual acredita que quer sua dedicação a vida cristã, assim aceita a ordenação como monge.

Heloise – está sempre contestando as idéias da Igreja e é tratada pelo tio como meio de aquisição de riqueza e troca de favores através e de um possível casamento. O ato de se tornar freira, para ela apenas simboliza respeito aos desejos do marido, sendo levada a isso, por seu amor a ele e não pela aceitação dos ditames da igreja. Não gostava da vida no convento e do uso da roupa religiosa (desconfortável).

Cônego Flubert – usa sua posição como fonte de poder para facilitar a venda de falsas relíquias. Sua casa é decorada com muitas peças valiosas e de inspiração religiosa. Após se vingar de Abelard, é banido da igreja e de Paris, perdendo o poder e as riquezas que possui.

Bispo Suger – acha que Abelard exagera em seus debates sobre assuntos religiosos, mas o mantém ensinando, para atrair novos religiosos, uma vez que a Igreja estava em expansão.

Cleander – cego, homem de confiança, assassina Marcus Aurelius através de uma maça cortada com um punhal envenenado, para que Livius não seja declarado Imperador no lugar de Commodus.


4. ANÁLISE

Através da história de Abelard e Heloíse, narrada no filme, de Cliver Donner, percebe-se as transformações que ocorriam na Europa entre a virada dos séculos XII e XIII, no período entre o final da Idade Média e o início da Renascença, quando as universidades surgiam no horizonte dos nascentes burgos (cidades).
A história do filme se passa na França no século XII, no período entre o final da Idade Média e o início da Renascença, e tem como personagens principais Abelard, filósofo e professor universitário da Catedral de Notre Dame e Heloise, sobrinha do cônego local, educada em um convento e com conhecimentos filosóficos e lingüísticos.
Ele é um grande seguidor dos preceitos católicos, inclusive declarando seus votos de castidade à Igreja como era exigido aos filósofos da época, mas se vê envolvido por Heloise, uma exceção para as mulheres da época, que além de possuir uma vasta cultura é uma grande contestadora dos dogmas da igreja.
A Igreja Católica, mesmo vivendo um momento em que novas forças se consolidavam no contexto sócio-político-cultural, como o surgimento das universidades e da burguesia, continuava sendo a principal autoridade do local, o filme ainda revela a postura da Igreja através de seus bispos.
Heloíse interessava pelas teorias polêmicas de Abelard, aproximando dele através de seus professores. Numa tarde em que saiu para passear com sua criada Sibyle, e aproximou-se de um grupo de estudantes reunidos em torno de alguém, seu chapéu é levado pelo vento, indo parar justamente nos pés do jovem que era o centro das atenções, Abelard. Ao escutar seu nome, o coração de Heloísa disparou. Ele apanhou o chapéu, e quando Heloísa aproximou-se para pegá-lo, ele logo a reconheceu como Heloísa de Notre Dame, convidando-a para juntar-se ao grupo. Ela recoloca seu chapéu, faz reverência e se retira.
Nesta fase da Idade Média, a filosofia era estudada pelos jovens desde que não contrariasse os ensinamentos da fé, ou seja, desde que não contrariasse as verdades exegéticas. A filosofia tornava-se submissa à fé.
Após esse encontro, sem poder tirar Abelard de seus pensamentos, Heloise, finge estar doente, dispensa seus professores e passa a interessar-se pelas obras de Platão e Ovídio, pelo Cântico dos Cânticos, pela alquimia e pelo estudo dos filtros, essências e ervas, para que Abelard seja atraído por suas atividades e venha até ela. Quando ficou sabendo dos estudos de Heloísa, vai procurara.
Ele torna-se amigo de Fulbert de Notre Dame, tio e tutor de Heloísa, que logo o aceitou como o mais novo professor de sua sobrinha, hospedando-o em sua casa, em troca das aulas noturnas. Em pouco tempo essas aulas passaram a ser ansiosamente aguardadas e, sem demora, contando com a confiança de Fulbert, passaram a ficar a sós.
Esse caso de amor esbarrou nos duros conceitos da época, que não dava abertura para o desejo, bem como não concebia que Abelard mantivesse relações amorosas por conta do seu voto de castidade. Mesmo assim, os dois desafiaram o próprio Clero, mantendo uma relação clandestina, onde ele quebra seu juramento a Deus para assumir seu amor.
Mesmo depois de descoberto o caso de amor dos dois, e Abelard sendo expulso pelo Fulbert de sua casa, eles não se separaram. Eles passaram a se encontrar onde pudessem, em sacristias, confessionários e catedrais, os únicos lugares que Heloísa podia freqüentar sem acompanhantes a seu lado.
Ela acaba engravidando, e para evitar escândalo, eles vão para Pallet, onde Heloise fica aos cuidados da irmã de Abelard, onde ela tem o filho, Astrolábio. Casam-se, depois, no meio da noite, às pressas, numa pequena ala da Catedral de Notre Dame, sem nem trocar alianças ou um beijo diante do sacerdote.
O sigilo do casamento não dura muito e Fulbert se sente ofendido e frustrado, já que desejava um casamento com um nobre, assim resolve dar um fim àquilo tudo, como castigo pela traição contrata dois carrasco para invadirem o quarto de Abelard, durante a noite, e arrancar-lhe o membro viril. Abelard reconhece a fatalidade como uma condenação de Deus por suas atitudes e resolve se tornar monge, ingressa no convento de St Denis.
Heloise, por sugestão de Abelard, também segue a vida religiosa e ingressa no convento de Santa Maria de Argenteul.
Antes da cerimonia para tornar-se uma freira, Heloise coloca o sua própria relíquia, a pena da pomba, na base da cruz. Em sua concepção não iria adorar a Deus por aquilo que ele tinha feito para Abelard.
Abelardo morreu com 63 anos e Heloise ergueu um grande sepulcro em sua homenagem, e falendo algum tempo depois, sendo, por iniciativa de suas alunas, sepultada ao lado de Abelardo. Diz a lenda que, ao abrirem a sepultura de Abelardo, para ali depositarem Heloísa, encontraram seu corpo ainda intacto e de braços abertos, como se estivesse aguardando a chegada dela.
O túmulo dos dois amantes é muito visitado até hoje, quase 700 anos depois, no cemitério Père Lachaise, em Paris, em uma tumba em estilo neogótico.
5. BIBLIOGRAFIA

http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=11697. Acessado em 17/06/2008.

www.imdb.com. Acessado em 11/05/2008.

http://www.yaranazare.com . Acessado em 17/06/2008.

Film Stealing Heaven. Em nome de Deus: 1988.

Um comentário:

Unknown disse...

Texto bastante esclarecedor. Parabéns !!!