24 de fev. de 2011

O paraíso no coração da América do Sul

Chapada dos Guimarães foi povoado pelos mesmos clã de bandeirantes Paulistas que chegaram as paragens de Cuiabá na busca de ouro e preá de índios para servirem de escravos.
Em 1751 o Governador Capitão General D. Antonio de Moura Tavares, mandou estabelecer um aldeiamento, onde fossem recolhidos os índios das diversas nações a fim de coibir as incursões contra os civilizados, surge o Adeiamento de Santana, com administração dos padres jesuítas.
Em 1769 é transformado em Sant'Ana de Chapada dosGuimarães, nome dado pelo então Governador Luiz Pinto de Souza Coutinho.






A natureza e as formações rochosas são os principais atrativos para quem visita Chapada. O relevo é considerado um dos mais antigos de todo o país e foi originado de abalos sísmicos ocorridos há mais de 500 milhões de anos atrás. Depois, foram recobertos por gelo, viraram fundo de mares antigos e finalmente, com a ajuda das chuvas e ventos, foram esculpidos até chegarem na forma atual.
Uma das atrações de Chapada é o lugar conhecido como Cachoeirinha, uma queda d’água de aproximadamente 15 metros formada pelo rio Coxipozinho (que depois forma o cartão-postal do Véu de Noiva), rodeada por uma pequena praia de areia e uma mata exuberante entre rochas. Facilmente acessível pela rodovia Emanuel Pinheiro, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, paga-se para entrar no local.
Vale à pena conferir.


Um comentário:

Carlos Ferreira disse...

A Rádio Cultura de Santos Dumont-MG, "TERRA DO PAI DA AVIAÇÃO", cidade de 50 mil habitantes, na Zona da Mata Mineira, região de Juiz de Fora, fundada em 17 de agosto de 1948 é uma emissora administrada pela Sociedade Mineira de Comunicação.
Direção: Sérgio Rodrigues, João Begatti e Carlos Ferreira.
www.radioculturasd.com.br
twitter.com/radioculturasd
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
CULTURA ACONTECE: De segunda/sábado, de 08 às 10, com Jorge de Castro e participações de Sérgio Rodrigues, Carlos Ferreira e João Begati.
CAMPEONATO MINEIRO: Quarta-feira de cinzas (09/03), a Cultura (www.radioculturasd.com.br) transmite, às 20h, direto de Juiz de Fora, Tupi (Juiz de Fora) e Cruzeiro (Belo Horizonte), com Edson Palma, João Begati, Carlos Ferreira, Evandro Begati, Sérgio Rodrigues, Guilherme Galdino e Alessandra Batista.

Leia mais aqui no BLOG:
www.carlosferreirajf.blogspot.com