23 de ago. de 2016

Ensaio sobre nomes

Para Regina Obata a origem dos nomes adotados no Brasil, tem uma incidência do latim, grego, germânico e hebraico, devido a formação da cultura brasileira concorreram culturas representadas pelos europeus, indígenas, africanos, além de vários outros povos imigrantes, como italianos, portugueses, alemães e japoneses entre outros.
Jomar
Erlice
Edigenio
Mariel
Gusmira
Abigair
Niusa
Orelia
Orides
Maria – do hebraico Myriam, para o qual existem cerca de setenta interpreações. As mais conhecidas derivam o nome do hebraico Marah, "contumaz" ou "a que tem amargura"; ou do egípcio Mrym, "amada de Amón" ou "amada de Deus"; ou ainda, do semítico, significando "senhora, soberana". O uso do nome era raro até a Idade Média devido a tabus religiosos semelhantes aos existentes com relação a Cristo ou Jesus. Atualmente é um dos nomes mais populares em inúmeros países. No Brasil, é adotado com muita freqüência, principalmente combinado com outros nomes.
It. Maria; Marie; ing. Mary, may, Molly; russo marian.
O livro dos nomes por Regina Obata
Que nome darei ao meu filho? Pandiá Pându
Maria – hebraico: Miriam, que significa Senhora, Soberana.
Todos os nomes do mundo
Defuntina
Finaldina
Nomes hebraicos – a Biblia tem sido fonte recorrente de pesquisa, onde muitos nomes são usados até hoje na forma original.
Abraão
Isaac
Jacó
Ruben
Nomes romanos
Caius
Gaius
Lucius
Octavius
Marcus
Titus
Laelius
Laclian
Claudian
Fabian
Caesar
Octavianus
Tullius
 Nome de Santos
Emerenciana
Procopio
Lupcinio
Austregesilo
Flores e Pantas
Rosas
Hortensia
Margarida
Nome de Animais
Nomes da geografia
Histórias ou clebridades
General Douglas MacArthur
Elvis Presley
Johnh Kennedy
Marlon Brando
John Weissmuller

Diana – do latim Daiana, de dius, lit "divina". No latim arcaico, a forma do nome foi Diviana, lit. "da natureza de Divia". Divia é o nome da deusa da Lua, cujo significado é "aquela que ilumina", correlato ao sânscrito dyut (brilhar, resplandecer, iluminar, irradiar) que originou Dyu, provavelmente nome de um antigo deus ariano traduzido como "o céu pai; Espirito; dia". Curiosamente, por outro lado, a palavra sânscrita Dhyanas significa "êxtase", estado interno somente alcançado com a graça divina. Na Inglaterra, o nome foi encontrado no século XVI, tornando-se moda no período renascentista. Ainda hoje é muito comum na Inglaterra e Estados Unidos.
Mitologia Grega: deusa da caça e da luz serena, a mais pura e casta dentre as imortais. Está associada à Lua, e equivale à Artemis grega.
Simbolismo: Diana – a Diana romana personifica o aspecto da sabedoria emanente da Alma divina (corpo búdico) que governa a alma animal (corpo astral). Sob o aspecto "caçadora", Diana subjuga os instintos (as estas) através das flechas do Espirito.
Variante: Diana – espanhol, italiano, Frances, alemão, holandês, búlgaro, latim; Diane – Frances e inglês; Deana, Deanna, Deanne, Diahnne, Dianna, Dianne, Dyana, Dyane, Dyanna – inglês; Diána – russo; Diano – esperanto.
Maria – nome que deu origem a um sem-fim de interpretações. Com diversas raízes e origens, segundo consta na maioria dos autores, o que se entende como desdobramentos posteriores do étimo original. Do sânscrito Marýah, lit. "a pureza; a virtude; a virgindade". Segundo Saint-Yves D'Alvedre, "as silabas Ma Ri Há formam o trígono das águas vivas, origem e emanação temporal dos seres". Pureza, virtude e virgindade prende-se à matéria primordial (as águas vivas) que, fecundada pelo Espirito (o Verbo, Eros, Fohat), dá origem ao universo manifestado. Esotericamente, a letra M tem relação com as águas. Em sânscrito Ma refere-se ao Tempo, à Media, ao Mar, à Luz refletida, à Água. Em russo, marh traduz-se por "mar". Miriam e Marília são, respectivamente, as variantes hebraica e árabe do nome; Marisa é a forma aportuguesada oriunda do inglês Maris, hipocorístico de Maria.
Larissa – do grego Lárissa, através do latim Larissa, lit. "acrópole", nome de uma antiga cidade grega. O nome tem origem no pelásgico.
Variante: Larissa – grego; Lariso – esperanto; Larisa – eslavo – Larissa – eslavo, latim.

Nenhum comentário: