9 de jan. de 2010

Jericoacoara - Ceará

Jericoacoara é um paraíso, uma personificação do Éden, diriam os portugueses em 1500. Fica no município de Gijoca (ou seria Jijoca?) de Jericoacoara, a uns 280km de Fortaleza(CE), indo pela BR-222 até a cidade de Umirim, tome a CE-161 até Morrinho e daí a CE-161 até Gijoca (ou Jijoca?). De Gijoca (Jijoca?) até Jericoacoara (uns 23km) o transporte só pode ser feito por buggy ou veículos de tração nas quatro rodas ou no seu próprio carro desde que contrate um guia local, ele guiará o carro até Jericoacora, mais antes passará numa borracharia para esvaziar os pneus do carro.






A Pedra Furada é uma formação rochosa encravada na Praia de Jericoacoara a 4 km da vila de igual nome e a uns 300 km de Fortaleza(CE).
É o símbolo que caracteriza a famosa praia, hoje internacionalmente conhecida como das mais bonitas do nosso planeta. Para chegar até lá, é preciso fazer uma caminhada de aproximadamente 40 minutos para chegar lá ou ir a maior parte do caminho de buggy e andar uns 10 minutos.








Uma imagem clássica de Jericoacoara é o final de tarde - o pôr-do-sol no alto da duna do Pôr-do-Sol.
No final da tarde por volta das cinco horas, o movimento é intenso em direção a Duna, já que por volta das cinco e meia o sol mergulha no mar.
Um detalhe que não vi em lugar nenhum e que acontece é o vento que espalha a areia ... dá a sensação de pequenas "chicotadas" na perna.






Pousada Caju - http://www.pousadacaju.com.br/ - localizada em Jericoacoara - Ceará.
Pousada charmosa e aconchegante, a decoração do quarto que ficamos era indiano, com o Ganesha pintado - é um dos mais conhecidos e mais amplamente adorados deuses no panteão hindu.
Para constar a Pousada é rodeada de cajueiros.





No lado oeste do Parque Nacional de Jericoacoara, no mangue formado pelo mar e o Rio Guriú, existe uma população muito bem conservada de peixes mitológicos dos oceanos, o cavalo-marinho (Hippocampus). Ele possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo e nada com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas.
Fonte: http://www.portaljericoacoara.com.br/jericoacoara_atividades.htm e http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo-marinho







Obs: o cavalo marinho voltou para a água logo depois das fotos.

Um comentário:

Unknown disse...

Visitem Jericoacoara www.jericoacoaraturismo.com.br