21 de set. de 2008

"A queda do Império Romano"

“Não estará seguro aquele que te esquecer
Que possa eu louvar-te ainda que o sol
Se torne escuro
Pois contar as glórias de Roma
É como contar as estrelas do céu’.

Rutilio Namaciano, século V.
.
.
APRESENTAÇÃO

A presente dissertação volta seu foco de interesse na análise e produção do relatório do filme, The Fall of The Roman Empire, lançado no Brasil com o nome de “A Queda do Império Romano”, do diretor Anthony Mann.
O filme retrata o Império Romano na época do Imperador Marcus Aurelius, com toda glória, grandeza e luxuria, heroísmo, bravura, ética e valores. Ele tenta reunir as diversas nações que constituem o império, como forma de garantir a paz e a prosperidade de todos os envolvidos.
Marcus Aurelius embora ame Commodus como pai, tem certeza que o filho, seu sucessor natural, jamais seria um bom imperador para os romanos. Assim, ainda em vida, expressa o desejo, uma decisão difícil e perigosa, de que Livius, uma espécie de filho adotivo e leal comandante dos Exércitos Romanos do Norte, seja seu sucessor. Livius comunga dos mesmos sonhos de Marcus Aurelius.
Cleander assassina Marcus Aurelius por envenenamento. Lucilla tenta fazer com que Livius reclame o trono vago. Entretanto, a despeito de seu esforço, Commodus assume o trono do império romano, declara-se um Deus e manda matar qualquer um que seja ameaça.
A acessão de Commodus, e o começo do fim para a pax romana, com a política do pão e circo, a decadência que devorava a frente interna do Império e a ameaça dos povos bárbaros foram desgastando seu governo. Como seu pai previa, a administração de Commodus é um desastre, marcada pela corrupção e desmandos. Para agravar ainda mais a situação, o Império é assolado pela peste.
Lucilla cumpre a palavra de seu pai e casa-se com o príncipe de um pais amigo, para assegurar a aliança com Roma e a paz almejada. Livius passa a ser considerado inimigo de Commodus e de Roma. Ao ameaçar invadir Roma com seus Exércitos, o Imperador manda prender-lo, ao mesmo tempo em que seu exercito vai até as Portas da cidade oferecer 3.000 dinares, em ouro, a cada soldado, como forma de conquistá-los.
Lucilla rebela-se com o que está assistindo e grita que todos estão traindo a imagem de seu pai. Commodus ordena que ela seja acorrentada a um poste, junto com Livius. Em seguida, achando-se um deus invencível, vai até Livius e o desafia para uma luta até a morte. Os dois se enfrentam e a luta termina com a morte de Commodus.
.
SUMÁRIO


APRESENTAÇÃO
1. DADOS GERAIS
1.1. FICHA TÉCNICA
1.2. ELENCO
2. RECURSOS UTILIZADOS
2.1 TRILHA SONORA
2.2. FIGURINOS
2.3 PAISAGEM
3. PERSONAGENS
4. ANALISE
5. BIBLIOGRAFIA
.
1. DADOS GERAIS

1.1 Ficha Técnica:

Título no Brasil: A Queda do Império Romano
Título Original: The Fall of the Roman Empire
País de Origem: EUA
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 172 minutos
Ano de Lançamento: 1964
Direção: Anthony Mann
Produção: Samuel Bronston
Roteiro: Ben Barzman, Basilio Franchina, Philip Yordan
Fotografia: Robert Krasker
Trilha Sonora: Dimitri Zinovich Tiomkin
Edição: Robert Lawrence
Design de Produção: Veniero Colasanti, John Moore
Figurino: Veniero Colasanti, John Moore
Efeitos Especiais: Alex Weldon
Locação: Cinecittá (Itália)
Prêmios: Globo de Ouro - Prêmio de Melhor Trilha Sonora Original
Indicações: Academia de Hollywood - Indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original
.
1.2 Elenco:

Atriz/Ator Personagem
Sophia Loren Lucilla
Stephen Boyd Lívius
Alec Guinness Marcus Aurelius
Chritopher Plummer Commodus
James Masson Timonides
Anthony Quayle Verulus
John Ireland Ballomar
Omar Sharif Sohamus
Mel Ferrer Cleander
Eric Porter Julianus
Finlay Currie Senador
Andrew Keir Polybius
Douglas Wilmer Niger
George Murcell Victorinius
Norman Wooland Virgilianus
Michael Gwynn Cornelius
Virgilio Teixeira Marcellus
Peter Damon Claudius
2. RECURSOS UTILIZADOS

2.1 Trilha Sonora:
Composta por Dimitri Zinovich Tiomkin, ucraniano, que imigrou para os EUA durante as turbulências da Revolução Russa.
Com os mais de 150 minutos de composição, Dimitri, ganhou o Globo de Ouro, em 1965 e recebeu a indicação ao Oscar, de 1965, em estilo “gimmick um score” (em voga na década de 60). Tomando por base o órgão solo, Tiomkin introduz seu principal tema, intitulado “A queda do Amor”, em cordas, esse tema deverá repetir-se durante toda Queda do Império Romano, ocasionalmente, em contraponto na forma como acertadamente chamada “Tarantella”, que acompanha a carruagem no furioso duelo entre Commodus e Livius.
A “Pax Romana” sublinha uma longa cena em que, um grande número de líderes estrangeiros, sob autoridade da Roma, são convocados para um encontro com o líder romano. No que passa por cada um e trocam saudações. No retorno de Commodus, a Roma, como novo imperador, ouvimos o “Forum Romano”.
Em “Ballomar Barbarian's Attack”, Tiomkin utiliza uma gama alargada de tambores; já em “Ressurreição”, um sublime lírico, é a peça de música para a morte de Marcus Aurelius.
.
2.2 Figurino:

Composição realizada por Veniero Colasanti e John Moore, contendo césares, centuriões, gladiadores, senadores e povo.
.
2.3 Paisagem:
.
A fotografia do filma retrata um pouco do domínio romano, mostrando o Coliseu, a arena dos gladiadores, o senado romano, o céu acinzentado do frio europeu, o palácio de Marcus Aurélio e depois de Commodus, as lutas contra os bárbaros. Sua locação teve por base a Espanha, o acampamento de inverno no Danúbio; a Batalha dos quatro exércitos, na planície de Manzanares el Real, que permitiu um grande número de soldados visível a grande distancia; o Fórum Romano em Latas Matas, perto de Madri, com 400 X 230 metros. As diferentes configurações de Roma antiga abrangiam 55 acres.
.
3. PERSONAGENS
.
Marcus Aurelius – Imperador de Roma, tem dois filhos Commodus, que será declarado imperador com sua morte, e Lucilla. Tenta unificar os povos, selando com eles a paz. Acaba sendo enveneado por Cleander, para que não deserde Commodus em favor de Livius.

Commodus – filho do Imperador Marcus Aurelius, incentivador da lutas na Arena de Roma, praticante da filosofia Pão e Circo para o povo, torna-se imperador com a morte de seu pai, mergulhando Roma no caos político e administrativo.

Lucilla – filha de Marcus Aurelius e Faustina, irmã do futuro imperador Commodus, casa-se com um príncipe da Armênia para selar a aliança; é apaixonada por Lívius e pelas ideais de seu pai; tenta fazer com que Livus seja declarado Imperador no lugar de seu irmão, sem êxito, mais tarde tenda guerrear contra Roma, com sua derrota tenta matar Commodus, sendo presa junto a Livius na fogueira.

Lívius – uma espécie de filho para o Imperador Marcus Aurelius, Comandante do Exercito Romano do Norte, apaixonado por Lucilla e compartilha das mesmas idéias do Imperador. Consegue selar a paz com os Bárbaros até que o Imperador Commodus para vingar-se destrói a aldeia e extermina seus moradores. Livius revolta-se contra Roma, mais é preso, e obrigado a duelar com Commodus, que acaba morte.

Cleander – cego, homem de confiança, assassina Marcus Aurelius através de uma maça cortada com um punhal envenenado, para que Livius não seja declarado Imperador no lugar de Commodus.
.
4. ANÁLISE
.
A Queda do Império Romano, 1964, torna muito claro o não estabelecimento de qualquer fidelidade histórica, a história do que seria o reinado de Marcus Aurelios, um dos últimos grandes imperadores, até os últimos momentos desse Grande Império, com ascensão do imperador Commodus, filho do imperador Marcus Aurelius, que passa por egocêntrico, ao se declarar ‘deus’ e mal preparado para o exercício do Poder.
Na história literal não há nenhuma prova do envenenamento de Marcus Aurelius, ele teria morrido de infecção contraída em Vindobona, pela faca com veneno em uma das laminas, passada numa maça oferecida ao Imperador. Nem que tenha no seu leito de morte invocado outro sucessor que não seu filho.
Historicamente havia muitas razões para a queda do Império Romano, crimes de violência, ruas inseguras, a sede de poder e luxo. Imperadores como Nero e Calígula se tornaram famosos por desperdiçar dinheiro em diversos eventos, como as dos gladiadores no Coliseu.
A guarda pretoriana adquiria completa autoridade, inclusive para escolha de novos imperadores, que recompensava, fazendo mais influente e perpetuando um circo vicioso, a ponto de vender o trono para o maior lance.
Marcus Aurelius, escritor e filosofo, é descrito como o último bom imperador, que dá inicio a campanha pela ‘paz’, com a sua morte, os romanos, experimentariam o terror pelas mãos do tirano Commodus, que abandonou a política de seu pai, de renunciar a conquista ou assimilação dos povos germânicos, com novos ataques e aumento de impostos, provocando revolta em muitas regiões fronteriças. Para amenizar dava ao povo ‘pão e circo’, alimento e arena dos gladiadores.
Livius, serve como catalisador cinematográfico da tensão entre Aurelius e Commodus, já que é um personagem fictício. A hostilidade entre Commodus e Livius alardeados por fortaleza militar e rodeados pela floresta escura e montanhas nevadas, com a seqüência da corrida de carruagens (bigas), contrapõem a seqüência da procissão triunfal de Commudus ao aproximar-se do Templo de Júpiter, relatando espantosa arquitetura, fazendo aflorar o poder divino de Commodus e a simplicidade da Casa do Senado Romano, onde vemos claramente o anacronismo, o mapa mundi no chão dessa casa, trazendo uma Europa dividida em países, conceito que não prevalecia na época do Império, elementos mais simples aos mais elaborados.
Alguns críticos, consideram A Queda do Império Romano, não do ponto de vista da crítica, mais como uma relíquia cinematografia, por apresentar gigantescos conjuntos construídos para servirem de cenário, gigantescos cenários pintados, ao invés de utilizarem imagens geradas por computador.
A Queda do Império não teve um evento, mais a conjuntura de governantes, mandos e desmandos, impostos altos, o cristianismo crescente, as invasões bárbaras, no filme é retrato na figura de Commodus, egocêntrico e não preparado para o poder, que tem que enfrentar uma serie de obstáculos para manter a integridade do Império. E sua ruína tem como base a ambição e o egoísmo, no inicio a guarda era utilizada para conquista de terras e escravos, depois para manter seus próprios interesses frente ao interesse do Império.
.
5. BIBLIOGRAFIA

http://www.musicweb-international.com/film/2000/may00/may00scr1.htm. Acessado em 11/05/2008.
www.thegalerii.com/Historic. Acessado em 11/05/2008.
The Fall of the Roma Empire. A queda do Imperio Romano: 1964, filme.

Nenhum comentário: